A placentite é uma afecção muito frequente em éguas, sendo uma das principais causas de abortamentos, natimortos, dificuldade reprodutiva, entre outros.
Por isso, é tão importante que se entenda essa doença, para que seja rapidamente identificada e tratada nas éguas afetadas, afim de evitar danos e perdas na reprodução.
Os principais agentes etiológicos da placentite são bactérias, seguido de fungos, vírus e protozoários. A falta de competência das barreiras anatômicas é o principal fator que predispõe à infecção uterina.
Diagnóstico inclui exame ultrassonográfico do útero da égua e avaliação laboratorial.
Um estudo recente mostra que éguas que tiveram placentite, se tratadas com sucesso, não terão vidas atléticas comprometidas e seus potros não demonstram ser afetados. Portanto, o cuidado e acompanhamento durante a gestação é essencial e deve ser feito de maneira preventiva.
O diagnóstico e tratamento precoce aumentam as chances de sucesso, o que é muito importante já que se não diagnosticada e tratada, irá comprometer a viabilidade do feto.
ATP online
Para aqueles que querem crescer na área, os cursos online de Reprodução de Equinos da ATP Online é uma ótima opção ao incluir estudos sobre a fêmea e o macho equino. Nele, o aluno poderá estudar mais e pagar menos com um desconto imperdível!
Os cursos online da ATP possuem videoaulas dinâmicas, quizzes interativos, material de leitura, VetMeeting e casos clínicos, que garantem aprendizado progressivo, didático e descontraído direto da sua casa.