BLOG

#VocêSabia? – Gastrite em Equinos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Gastrite é o termo que se refere à irritação ou inflamação do estômago.

Alguns fatores como SUGE (Síndrome de Úlcera Gástrica) e parasitismo são os principais causadores de gastrite nos cavalos.

A tal sigla SUGE, em inglês conhecida como EGUS (Equine gastric ulcer syndrome), é uma síndrome que pode acontecer por excesso de estresse, uso de anti-inflamatórios não esteroidais, dieta, exercício físico intenso e passar muito tempo em baia.

O exame de imagem que fecha o diagnóstico é a gastroscopia. Com a câmera dentro do estômago do animal, conseguimos identificar as alterações em mucosa gástrica e categorizar o grau de lesão delas.

Os sinais de gastrite podem variar desde comportamento agressivo até cólica.

Um estudo recente com 21 equinos saudáveis de um abatedouro revelou que apenas 1 desses animais não apresentava gastrite ou ulceração gástrica. Isso nos mostra como esse é um assunto importante e que todo médico veterinário de equino precisa saber.

Quer ter acesso a mais conteúdos exclusivos pra você aprofundar seu conhecimento sobre equinos? Acesse nossa Área do Aluno, um espaço 100% GRATUITO que você acessa vídeos, debates e conteúdos diversos sobre o universo veterinário!

Últimas notícias

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

0
WhatsApp chat