BLOG

O manejo reprodutivo de equinos e algumas das principais técnicas utilizadas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Medicina Veterinária é uma área que está em constante atualização e com a reprodução de equinos não é diferente. Ao longo das últimas décadas, a criação de novas técnicas permitiu que vários métodos fossem aprimorados, fazendo com que tenhamos um maior controle sobre este processo em diversas raças do cavalo.

Um bom conhecimento anatômico do animal aliado às biotecnologias difundidas fazem com que o manejo seja o ideal para extrair o máximo do potencial reprodutor dos equinos.

É importante saber todos os aspectos da fisiologia reprodutiva de fêmeas e machos, assim como fazer a seleção correta da égua que estará no processo levando-se em conta performance atlética, pedigree, conformação e desempenho produtivo e reprodutivo. Conhecer as estações reprodutivas também será essencial.

A partir daí, pode-se empregar diversos métodos reprodutivos. O primeiro deles é a monta natural. Nele, se condiciona um determinado garanhão para uma égua, o que faz com que exista uma taxa maior de prenhez. Os outros dois procedimentos são biotecnologias cada vez mais populares.

1. Inseminação artificial

A técnica consiste no depósito de espermatozoides normais e vivos no útero da égua durante o momento adequado. O método acelera o melhoramento genético do rebanho e permite que o reprodutor deixe centenas de descendentes, sendo todos eles de aptidão genética superior.

Quer saber mais sobre o curso Reprodução de Equinos Mód. 1?

Preencha o formulário abaixo e receba em primeira mão informações, novidades sobre o tema e promoções sobre nossos cursos presenciais e online.

2. Transferência de embrião

Na transferência de embrião, a qualidade dele é considerada um fator determinante para o sucesso do processo. O método mais comum é a transferência não cirúrgica coberta, que consiste no depósito do embrião no corpo do útero com o uso de uma pipeta de inseminação.

Gostou do assunto? Se você pretende se especializar ou possui interesse na área, garanta já a sua vaga no curso presencial Reprodução de Equinos Módulo 1 da ATP, que acontece entre os dias 27 e 28 de fevereiro.

Últimas notícias

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

0
WhatsApp chat