BLOG

Como a nutrição do animal pode influenciar nos processos clínicos e de reprodução dos equinos?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A nutrição influencia em diversos aspectos da saúde dos animais. No equino, é possível dizer que ela é a base para se alcançar um bom desempenho em processos clínicos e na reprodução da espécie.

As necessidades nutricionais dos equinos variam de acordo com o estado fisiológico: reprodução, gestação, lactação, crescimento e exercícios. Quando existe alguma deficiência neste sentido, o cavalo pode deixar de realizar diversas atividades, pois estará focado em exercer apenas ações características de sobrevivência.

No caso da reprodução em específico, quem mais preocupa é a égua. É indispensável que ela apresente uma boa condição corporal antes de ser inseminada ou então receber a monta natural. Em casos graves de problemas de nutrição, as consequências podem resultar até no aborto.

Desta forma, algumas medidas são necessárias para garantir uma saúde prolongada do equino. A principal delas é promover uma dieta balanceada.

É preciso dar ao animal todos os nutrientes que ele precisa. São eles:

  1. Água
  2. Vitaminas
  3. Proteína
  4. Minerais
  5. Carboidratos
  6. Lipídios

Possui interesse em saber mais sobre a nutrição equina?

Preencha o formulário abaixo e receba em primeira mão informações, novidades sobre o tema e promoções sobre nossos cursos presenciais e online.

Todos vão ajudar para que o cavalo tenha a energia que necessita para ter uma vida plena e saudável. Porém, tenha cuidado. A palavra “balanceada” não está ao lado da “dieta” à toa.

Durante o período de gestação os erros que muitos criadores cometem é ou dar muita comida e fazer com que as éguas fiquem obesas ou então não dar alimentos o suficiente, resultando em uma maior probabilidade delas darem a luz à potros com deformidades.

Últimas notícias

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

0
WhatsApp chat