BLOG

Três coisas que você precisa saber sobre a nutrição equina

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Relacionada diretamente com o desempenho do animal, a nutrição equina assume um papel fundamental dentro de sua criação. No entanto, para alcançar o sucesso nessa área é preciso muito conhecimento e atenção.

Há quem diga que uma estratégia bem definida de nutrição para os cavalos é o principal fator para mantê-los saudáveis. Porém, ao se definir essa estratégia, diversos aspectos precisam ser levados em consideração: raça, idade, região, época do ano e matéria prima disponível.

Pensando nisso, a ATP preparou três dicas essenciais para obter o resultado esperado ao criar uma rotina de alimentação para o equino.

 

1. Hidratação é a base de tudo

A água está ligada diretamente com a carga nutricional necessária para manter a saúde dos cavalos em dia. Além de conter sais minerais, ela representa 70% da composição corporal do equino e o seu consumo diário pode chegar em até 75 litros.

2. Rotina e pausas

Uma dieta para equinos deve ser pensada com base no fornecimento de alimento em vários momentos do dia. Assim como os humanos – nas devidas proporções – uma rotina saudável é aquela que contenha ingestão de quantidade moderada de comida e bem distribuída ao longo do dia.

Porém, neste caso, é preciso levar em conta a função de cada animal. Promover pausas de até três horas antes da retomada de atividades é o suficiente para evitar problemas como cólica e indigestão.

3. Alimentação errada é prejudicial 

Um erro no planejamento nutricional pode ser decisivo no desenvolvimento dos equinos. Se executada da maneira errada, a dieta pode resultar em diversas doenças que causam alterações ósseas, cólicas, diarreias, inflamações, entre outros.

Se você quer aprender mais sobre diversos assuntos que envolvem a criação de equinos conheça os cursos presenciais e online da ATP Medicina Veterinária. Cresça profissionalmente ao lado de grandes nomes do mercado!

Últimas notícias

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

0
WhatsApp chat