Os antiinflamatórios não esteroides são os medicamentos mais prescritos no mundo todo e para a medicina equina não é diferente.
Eles são classificados em seletivos e não seletivos, e sua função é inibir as enzimas ciclogenases (nas isoformas Cox-1 e Cox-2) no processo inflamatório.
Anos de pesquisa mostram que as Cox-1 contribuem para saúde gastrintestinal, enquanto que as Cox-2 possuem maior papel na inflamação.
Drogas mais antigas como cetoprofeno e fenilbutazona, diminuem a inflamação através da inibição da Cox-1.
Já drogas como firocoxib e meloxican, são inibidoras da Cox-2. Acreditava-se que inibidores seletivos de Cox-2 não causavam úlceras no estômago.
Porém, estudos recentes revelam que alguns inibidores de Cox-2 podem sim causar problemas, assim como os de Cox-1. Foram comparados o uso de fenilbutazona e firocoxib em cavalos, e ambos resultaram em ulceração gástrica.
Os animais tratados com fenilbutazona tiveram grau de ulceração mais severo e mais inflamação intestinal comparado aos tratados com firocoxib.
Esses resultados nos mostram como é importante a realização de pesquisas adicionais sobre o assunto, e o conhecimento de sua farmacologia pelos médicos(as) veterinários(as).
O curso Medicina Esportiva Módulo 1 será realizado neste final de semana, entre os dias 26 e 27 de setembro!
Com hospedagem e alimentação inclusas nos dois dias de curso, você aprimorará seu conhecimento sobre Exame de Compra, Ultrassonografia do aparelho locomotor e Exames Radiográficos.
Aproveite as opções especiais de pagamento em nosso site, com parcelamento em até 4x sem juros ou em até 18x pelo PagSeguro, e invista na sua carreira profissional.