Quer saber mais? Conheça o Curso Online de Coleta, avaliação espermática, anatomia e endocrinologia do garanhão, clicando aqui!
A coleta do sêmen é um dos processos mais importantes dentro da reprodução equina. Ela tem sido muito utilizada para ajudar na reprodução e no melhoramento genético por meio de biotecnologias como a inseminação artificial.
Para avaliar diretamente a qualidade do material colhido, existem alguns métodos e aspectos essenciais que são empregados: avaliações imediata e mediata.
Avaliação imediata
Nela, volume, cor, aspecto, odor, motilidade e vigor do material são avaliados. O sêmen também é filtrado durante ou logo após a coleta, tendo início as avaliações macroscópicas.
Enquanto o volume é calcula em mililitro podendo variar de acordo com diversos aspectos, a coloração é considerada normal quando está ente as cores branco e acinzentado – apesar de poder se diversificar a depender de outros componentes. O aspecto é leitoso e o odor característico.
Depois da avaliação macroscópica, avançamos para a microscópica, em que uma gota do sêmen é colocada sobre o microscópio óptico e se avalia a motilidade e o vigor. A primeira considera o número de espermatozoides móveis, enquanto a análise do vigor representa a intensidade do movimento espermático com auxílio de uma escala específica que vai de 1 a 5.
Avaliação mediata
Aqui, as avaliações incluem concentração e morfologia e a diferença é que não é necessário que os espermatozoides estejam vivos, por isso podem ser realizadas posteriormente. A análise morfológica – para um melhor resultado – deve ser feita no mínimo três vezes: antes, durante e depois da estação de monta.
Já a concentração representa o número de espermatozoides por milímetro ou centímetro cúbico multiplicado por 1000. Isso depende muito de fatores como idade e raça, assim como método de coleta, atividade sexual e o período em questão.
Quer saber mais sobre a reprodução equina e todos os seus detalhes? Venha garantir a sua vaga no nosso curso presencial Reprodução de Equinos – Módulo 1. Ele acontece entre os dias 27 e 28 de fevereiro e vai tratar de assuntos como biotécnicas de manipulação de sêmen e coleta e avaliação de sêmen fresco e resfriado. Acesse este link e venha se aprofundar no tema.
ATP online
Para aqueles que querem crescer na área, os cursos online de Reprodução de Equinos da ATP Online é uma ótima opção ao incluir estudos sobre a fêmea e o macho equino. Nele, o aluno poderá estudar mais e pagar menos com um desconto imperdível!
Os cursos online da ATP possuem videoaulas dinâmicas, quizzes interativos, material de leitura, VetMeeting e casos clínicos, que garantem aprendizado progressivo, didático e descontraído direto da sua casa.