A nutrição influencia em diversos aspectos da saúde dos animais. No equino, é possível dizer que ela é a base para se alcançar um bom desempenho em processos clínicos e na reprodução da espécie.
As necessidades nutricionais dos equinos variam de acordo com o estado fisiológico: reprodução, gestação, lactação, crescimento e exercícios. Quando existe alguma deficiência neste sentido, o cavalo pode deixar de realizar diversas atividades, pois estará focado em exercer apenas ações características de sobrevivência.
No caso da reprodução em específico, quem mais preocupa é a égua. É indispensável que ela apresente uma boa condição corporal antes de ser inseminada ou então receber a monta natural. Em casos graves de problemas de nutrição, as consequências podem resultar até no aborto.
Desta forma, algumas medidas são necessárias para garantir uma saúde prolongada do equino. A principal delas é promover uma dieta balanceada.
É preciso dar ao animal todos os nutrientes que ele precisa. São eles:
- Água
- Vitaminas
- Proteína
- Minerais
- Carboidratos
- Lipídios
Possui interesse em saber mais sobre a nutrição equina?
Preencha o formulário abaixo e receba em primeira mão informações, novidades sobre o tema e promoções sobre nossos cursos presenciais e online.
Todos vão ajudar para que o cavalo tenha a energia que necessita para ter uma vida plena e saudável. Porém, tenha cuidado. A palavra “balanceada” não está ao lado da “dieta” à toa.
Durante o período de gestação os erros que muitos criadores cometem é ou dar muita comida e fazer com que as éguas fiquem obesas ou então não dar alimentos o suficiente, resultando em uma maior probabilidade delas darem a luz à potros com deformidades.