Como alternativa para reduzir os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais da medicina veterinária, cada vez mais a medicina integrativa está sendo requerida e ganhando popularidade entre os donos de equinos, que buscam por tratamentos que ofereçam bem-estar ao animal e, ao mesmo tempo, não causem incômodos desnecessários.
O número de profissionais aptos e especializados nessas técnicas não acompanhou o crescimento de demandas, o que torna essa área ainda mais atrativa para o profissional que deseja especializar-se nela.
Se você ainda não conhece a medicina integrativa ou quer conhecer mais sobre a área, esse post é dedicado para você!
Confira algumas das principais técnicas existentes e saiba como a ATP pode ajudá-lo(a) na sua jornada profissional:
1. Acupuntura
Se tratando de uma técnica de destaque dentro da medicina esportiva, a acupuntura objetiva oferecer maior qualidade de vida e longevidade aos cavalos.
Reconhecida oficialmente como especialidade por meio da Resolução 1051/2014, essa é uma prática que chama a atenção pelo baixo custo, além de proporcionar a analgesia satisfatória aos animais.
Tem interesse na área de Medicina Integrativa de Equinos?
Preencha o formulário abaixo e receba em primeira mão informações, novidades sobre o tema e promoções sobre nossos cursos presenciais e online.
Quando realizada em associação com outras técnicas, a acupuntura evita exames mais invasivos, contribui para o diagnóstico e recuperação de lesões e, de acordo com estudos recentes, pode até elevar o nível de performance do cavalo.
Além disso, pode auxiliar em desordens musculoesqueléticas, gastrintestinais, neurológicas e até em problemas crônicos.
Como resultado disso tudo, essa é uma das técnicas que está ganhando cada vez mais notoriedade e procura pelos donos de haras e de equinos.
2. Kinesio Taping
Essa, que já é uma técnica empregada na medicina esportiva humana, também está ganhando força no mundo dos grandes animais, em especial dos equinos.
Com possibilidade de auxiliar na função muscular, diminuir e tratar a dor aguda e crônica, aumentar o fluxo sanguíneo e linfático, prevenir a fadiga muscular e realizar a correção de fáscia e em lesões tendíneas, ligamentares e articulares, a Kinesio Taping se consolidou como uma das principais técnicas para os animais.
Recentemente, houve um aumento significativo na procura por profissionais veterinários que saibam realizar a sua aplicação correta, o que também demanda um conhecimento aprofundado sobre a anatomia do animal e suas peculiaridades.
3. Ozonioterapia
A ozonioterapia também é uma prática difundida entre os seres humanos e que está em crescimento no mundo da medicina veterinária.
Dentre os seus principais benefícios estão o baixo custo, praticidade e eficiência, já que essa é uma técnica eficiente no tratamento de diversas patologias de origens inflamatórias, infecciosas ou isquêmicas que são típicas dos equinos como, por exemplo, laminite, afecções ortopédicas e oftálmicas, feridas contaminadas, recuperação esportiva, dentre outros.
Assim como as outras técnicas, a ozonioterapia demanda que o profissional seja capacitado e tenha o conhecimento apropriado em relação às precauções que devem ser levadas em consideração para extrair máxima eficiência na sua aplicação.
Sendo assim, o profissional que esteja apto à técnica, diversificará o seu portfólio de atendimentos e estará imerso em uma área que demanda novos profissionais a cada ano.
Como você pode ver, a medicina integrativa está cada vez mais consolidada e há um aumento considerável na procura por médicos veterinários que saibam realizar a aplicação correta desses procedimentos.
Com isso, o profissional que possui o conhecimento prático sobre essas técnicas acaba se tornando mais valorizado e amplia a sua área de atuação, além de poder contribuir imensamente para o ganho de qualidade de vida dos animais.
Por isso, caso você pretenda conhecer ou seguir na área da medicina integrativa, conheça o nosso curso, inscreva-se e trilhe uma carreira de sucesso!